terça-feira, 20 de julho de 2010

Eu vejo o futuro repetir o passado

"...Eu vejo o futuro repetir o passado..." É parte da letra da música "O tempo não pára" de Cazuza. Começo este post citando este verso, porque muita gente eterniza problemas ao longo das gerações. Os problemas que os pais viveram são passados para os filhos. Os filhos vivem e passam para outra geração, como num círculo vicioso sem nenhuma perspectiva de melhora. Infelizmente, vivo um problema semelhante. Não comigo, mas com a família da mãe do meu filho. E como é família do meu filho, acaba sendo meu problema também. Errar é humano, mas deixar o futuro repetir os erros do passado é maldade e covardia. Uma criança tem que conhecer alternativas viáveis para mudar o curso de sua existência. Negar isso a ela é perversidade, mesmo que não seja intencional.
Meu filho só cometerá os erros que cometi se ele quiser. Ele será devidamente orientado a evitá-los. Porém, tem pessoa que gosta de aprender com seus próprios erros do que receber conselhos. Espero que meu filhote não seja assim, até porque tenho incrementado um relacionamento de amizade, carinho e respeito para com ele.
Não quero que minha próxima geração seja "...um museu de grandes novidades..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que vê ou sente que seu comentário será transformado em post: