domingo, 15 de agosto de 2010

Você pode estar feliz e triste?

Por estes dias tenho me sentindo triste. Triste por meu negócio não estar caminhando do jeito que tenho planejado, triste por não ter a vida afetiva ideal e assim por diante. Conversando com um amigo a respeito, ele veio com a idéia de que a verdadeira felicidade está em Jesus, etc. Mas eu não disse a ele que estava infeliz. Estava triste. Aí me meio a percepção de que felicidade/alegria e infelicidade/tristeza são coisas diferentes. Podemos ser felizes e estarmos tristes ou sermos infelizes e alegres. Como pode ser isso?
A felicidade e infelicidade são estados interiores, que vêm do fundo do coração. Não estão condicionados a circunstâncias externas. Você pode estar feliz num leito de hospital em estágio terminal ou pode ser infeliz morando numa mansão cercado de luxo. Dessa forma podemos compreender como uma pessoa totalmente desprovida de saúde ou dinheiro pode sorrir, dar esperança e dizer que está em paz. Também dessa forma podemos entender porque um artista famoso ou uma pessoa rica entra no mundo das drogas, comete crimes ou se suicida. 
Já a alegria e tristeza estão condicionados a circunstâncias externas. A seleção brasileira de futebol perdeu a copa do mundo e ficamos tristes. Vamos ao cinema assistir a uma comédia e ficamos alegres.
Conseguir alegria e tristeza é relativamente fácil. Basta uma festa para alegrar ou um fora da namorada para entristecer. São sentimentos voláteis.
Já a felicidade e infelicidade são mais difíceis de se conseguir. Na minha visão cristã a felicidade está diretamente ligada a comunhão com Jesus. Essa ligação espiritual com Deus traz uma felicidade transbordante em nossa vida. Entretanto, têm pessoas que atingiram a felicidade em outros sistemas religiosos e filosóficos. Quem sou eu para questionar se estão certos ou errados. Aqui só registro o que vejo e sinto. 
A infelicidade está diretamente ligada ao isolamento, a exclusividade, a arrogância e a prepotência. Quando uma pessoa acha que se basta em si mesmo ela é infeliz. Quando ela não acredita no amor e na esperança ela é infeliz. Quando ela não acredita em Deus ela é infeliz. Quando ela não respeita o ser humano ela é infeliz.
Devemos buscar a felicidade a qualquer custo, pois quando somos felizes é sempre possível recomeçar, há sempre uma esperança e podemos perdoar.
Alegria e tristezas acontecem conosco todos os dias. Não devemos dar muita bola para esses sentimentos, principalmente para a tristeza que nos faz pensar que somos infelizes. Foi isso que meu amigo insinuou, que era infeliz. Mas como ser infeliz se tenho uma saúde de ferro, um filho maravilhoso, uma profissão que me realiza, uma família que me orgulho e um Deus tão pessoal que sirvo? Não dá para ser infeliz assim!
A minha conta bancária está magrinha, magrinha e isso me deixa triste. Mas isso é circunstancial.
Vou focar ainda mais minha felicidade, pois essa tristeza logo, logo vai embora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que vê ou sente que seu comentário será transformado em post: