terça-feira, 12 de setembro de 2017

Facebook: A nossa praça virtual!


Certa vez o poeta Raul Seixas disse: "...e tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos..."
Praça é um lugar que tem por finalidade principal "matar" o tempo. Mas também a
praça é um lugar aprazível. Quem não gosta de se sentar num banco de praça? Existe até um programa chamado de "A praça é nossa"! Por estas e outras razões adoramos uma praça. Ela é um lugar de contemplação, um lugar para deixar o tempo passar sem maiores preocupações. É aí que está o problema: Quantas pessoas perdem seu precioso tempo ficando à toa na praça. Uns jogando comida aos pombos, outros jogando cartas ou dominó e outros mais simplesmente olhando o infinito como se suas vidas tivessem parado.
O Facebook atualmente é nossa "praça virtual". Me dei conta disso hoje pela manhã. Acordei cedo como de costume sentei-me numa cadeira e peguei o celular despreocupadamente. Acessei o Facebook e comecei a ver o que se passava na "praça virtual", o que acontecia na vida das pessoas que em maior parte não conheço pessoalmente. Fiquei absorto com aquelas cenas e fotos. Daí voltei a minha realidade e vi que estava há meia hora no Facebook e minha vida real estava ali parada, enquanto outros estavam vivendo suas próprias vidas. 
Praça é assim mesmo. Dar uma olhadinha na vida alheia de vez em quando não faz mal. Porém, faz mal tornar isso um hábito. 
Praça existe para perder tempo. É a principal função dela. Praça serve também para encontros, encontros fortuitos e reencontros. E só. Relacionamentos se desenvolvem pessoalmente. Crescemos como família sendo pessoais uns com os outros. Crescemos sentimentalmente quando olhamos olhos nos olhos. Facebook é uma ótima praça. Mas vamos sair dela, ou melhor, vamos visitá-la esporadicamente, porque temos uma vida maravilhosa para viver, temos pessoas queridas para amar temos um mundo para ser descoberto através dos olhos e não somente através de uma tela de smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que vê ou sente que seu comentário será transformado em post: